A VIAGEM

O trajeto, que pode ser revisto através do TRIPLINE, foi maioritariamente feito por via terrestre ou marítima (apenas 3 percursos foram realizadas de avião: São Paulo – Lisboa, Katmandu – Pequim e Tóquio – São Francisco), tendo, no fim, acumulado uma distância superior a 56.000 km.


A Samsonite ajuda-te a descobrir O Sentido da Vida, pelo mundo...

VIDEOS

SDV - O Herói
Giovane de Sena Brisotto (28) é engenheiro cartógrafo vive em Erechim cidade do interior do Rio Grande do Sul e é portador de paramiloidose familiar tal como o seu irmão. A paramiloidose é uma enfermidade rara, hereditária e atualmente sem cura. Ambos acompanharam o processo degenerativo de sua mãe que ao longo de 10 anos lutou contra diversas complicações em sua saúde sem que os médicos conseguissem acertar o diagnóstico tendo em conta o desconhecimento profundo da doença no Brasil.
Giovane por apresentar já sintomas da doença (falta de sensibilidade ao frio e ao quente) e apesar de consciente dos riscos da cirurgia optou por se inscrever na lista de transplante de fígado que travará o seu processo degenerativo. A previsão é a de que em 6 meses seja chamado para transplante.




SDV - EP01 - Portugal: A Origem
A viagem de volta ao mundo de Giovane começa na cidade do Porto, norte de Portugal, onde existe a maior concentração de portadores de paramiloidose familiar e é lá que se irá encontrar com uma das maiores especialistas, a Doutora Teresa Leal Coelho. Em Lisboa, tomará o barco que o levará à India.




SDV - EP04 - Cochim, a terra onde tudo é Vasco da Gama
Completados 26 dias no mar chegamos a Cochin na Índia, terra onde aportou Vasco da Gama, felizes por finalmente sairmos do barco. Começará aqui uma das mais difíceis etapas da viagem.




SDV - EP06 - Baçaim: A AngKor Vat de origem portuguesa
Mais de 600 quilómetros percorridos de comboio, em condições extremamente precárias, levam a equipa do filme até Bombaim e à cidade abandonada de Baçaim, antiga capital do estado da Índia portuguesa do norte.




SDV - EP08 - Pequim é abrir os olhos e nunca ver o céu
Passado um mês de internamento, consequência de uma grave infeção, Giovane tem alta do hospital e a viagem é retomada. A produção do filme opta por deixar o Nepal e seguir direto, de avião, até Pequim, quebrando pela primeira vez a única regra sagrada do filme: a rota ser exclusivamente realizada por terra e mar sem recurso a aviões.




SDV - EP02 - Mediterrâneo, o começo da volta ao mundo
A primeira etapa da viagem serão 26 dias no mar até Cochin, na Índia, seguindo a mesma rota daquela que se supõe a primeira viagem a disseminar a paramiloidose familiar.




SDV - EP03 - Dubai, a Paris do Futuro?
Completámos 18 dias no mar, o que não é fácil. A equipa está extremamente cansada. Depois de um mês de filmagem tão intensivo em Portugal, o excesso de trabalho no barco esgotou-nos.




SDV - EP05 - Goa não é uma cidade
Imaginávamos que a rodagem na Índia, pela sua duração (1 mês), seria relativamente tranquila, uma espécie de descanso merecido pós barco. Não podíamos estar mais enganados.







SDV - EP09 - Japão e a certeza de que queremos viver
Giovane e a restante equipa de filmagens seguem de barco rumo ao Japão. A ideia é percorrer a mesma rota daquela que se supõe ter sido a primeira viagem a disseminar a doença e por essa razão aportamos em Tanegashima, primeiro lugar onde desembarcaram os navegadores portugueses 500 anos antes.




SDV - EP10 - Estados Unidos e o possível fim da viagem
Após um mês de intensas filmagens no Japão, a equipa chega aos EUA. O plano é filmar o caminho de Giovane até à fronteira e os treinos de Andreas, o nosso astronauta, na NASA. Mas eis que uma mensagem SMS irá mais uma vez mudar o rumo da rodagem e, consequentemente, do filme.

EXPRESSO

Recorde a nossa viagem em tempo real, através dos vídeos Diários de Rodagem, exibidos no Jornal da Noite da SIC e publicados no site do semanário Expresso.